Sobre

A ABECIN é uma entidade constituída com a finalidade de assegurar o debate sobre a formação de pessoas comprometidas com a manutenção e a ampliação de um corpo profissional atuante nos campos das práticas da Ciência da Informação, que congrega instituições e profissionais voltados à formação de recursos humanos em nível universitário, cuja missão guarda relação direta com o conjunto de interesses e visões de mundo e com o ideário de permanência desse corpo profissional na sociedade.

A criação da ABECIN é resultante do entendimento comum de profissionais que hoje, majoritariamente operando nos campos do ensino, pesquisa e extensão, forjou ou assimilou um conhecimento decorrente de práticas de trabalho transformado em conhecimento escolar fluente dentro da instituição educacional instituída para dar virtual existência e noção de permanência a esse corpo profissional, com a fixação de novos recursos humanos na realização da pesquisa, da experimentação e do ensino.

A ABECIN é, sobretudo, um espaço político no qual a discussão sobre a perspectiva da construção e experimentação de saberes novos é tão importante e significativa quanto à ação de praticar esses saberes conquistados. A ABECIN percorre quatro linhas de saberes, fundamentais ao nosso trabalho:

  1. os saberes dos conteúdos do respectivo campo já existentes e prontos para serem utilizados, transmitidos, adaptados e transformados;
  2. os saberes de como realizar a transposição didática desses conteúdos para a formação das competências, habilidades e atitudes dos profissionais egressos dos cursos;
  3. os saberes derivados da transposição didática e seu efeito na consolidação dos saberes profissionais nos egressos dos cursos;
  4. os saberes sobre os melhores métodos e técnicas de ensino a serem empregados na formação das habilidades e das atitudes esperadas pelos usuários dos serviços prestados pelos egressos da escola.

Visto assim, a ABECIN afirma-se como instância constituída para assegurar o debate sobre a formação de seres humanos comprometidos com a manutenção de um corpo profissional que se projeta no futuro. Também é de sua responsabilidade fomentar entre os seus membros o conhecimento dos meios de ensino, das diretrizes curriculares, da articulação horizontal e vertical do conhecimento a ser transmitido, da comunicação professor-aluno, do contexto em que se move a ação prática do corpo profissional-docente especialmente em seus aspectos filosóficos, históricos, políticos, sociais, econômicos, pedagógicos, etc. Trata-se de pesquisar a articulação do conhecimento de ensino e de pesquisa sobre o ensino com todos os fenômenos materiais ou não que constituem, fazem desenvolver e explicam o modo de ser e de agir dos profissionais do campo das profissões da informação e de seu futuro.

Sob esta perspectiva, a ABECIN é uma associação de educação instituída pelo campo de ensino e é parte integrante do sistema de conhecimento e de ação política das profissões da informação, representado pela Ciência da Informação.

Sua missão é, sobretudo, a de fortalecer de um modo muito particular o corpo profissional do campo das profissões da informação, o que produz uma articulação de base para orientar a escola a consolidar os diversos segmentos que constituem o campo de atuação do corpo profissional da área.

Com base nisso, a ABECIN tece esforços para fomentar no corpo profissional, a partir da atuação educacional, o sentimento de sobrevivência ou permanência profissional. A consciência dessa dimensão constituiu entendimento básico entre os membros da Associação.