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Fanpage ABECIN

 

 

 

 

 

 

 

 

POLÍTICA DE GESTÃO DA PÁGINA DA ABECIN NO FACEBOOK

 

As mídias sociais potencializam a socialização e a circulação das informações, oferendo recursos para a participação dos sujeitos no ambiente virtual, com mais condições de interlocução, visando facilitar e propiciar maior dinâmica à comunicação. Entre as mídias sociais, o Facebook propicia que os sujeitos ampliem e fortaleçam o contato com seus pares, além de potencializar a troca, o compartilhamento e a produção de informações em distintos formatos: textos, fotos, links e vídeos, de autoria própria ou sobre sujeitos e/ou instituições.

 

A Política de Gestão da Página da ABECIN no Facebook tem como objetivo apresentar embasamento para as ações realizadas na Fanpage, disponibilizada pela ABECIN. Dessa maneira, a Fanpage visa: informar aos colaboradores, parceiros, associados e a comunidade vinculada a Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia, ações realizadas pela ABECIN e/ou instituições vinculadas a essas áreas, além de auxiliar na interação e comunicação desta comunidade.

 

1 ORIENTAÇÕES PARA O USO DO FACEBOOK

Apresenta-se orientações norteadoras para o uso e disseminação de informações na Fanpage, especificamente, são abordados tópicos referentes à disponibilização de conteúdos, tanto por parte dos membros da ABECIN, como de pessoas inscritas na página, atribuições aos colaboradores e orientações aos membros.

 

2 CONTEÚDOS

Consiste no planejamento, seleção, organização e disseminação de conteúdos a serem publicados na Fanpage. Nesse sentido, especificamente quanto aos conteúdos devem ser observados os seguintes aspectos:

a) atualização:será realizada, no mínimo, uma vez por dia;

b) manter objetividade e clareza no título das mensagens, indicando o assunto e fontes consultadas e/ou relacionadas;

c)  relacionar a Fanpage com outros órgãos institucionais que sirvam como fonte de informação complementar, buscando parceria com esses órgãos;

d) evitar mensagens muito longas;

e) evitar o uso de abreviações e siglas;

f) excluir comentários negativos: quando contiverem insultos, exposição de informações pessoais e/ou confidenciais, palavras de baixo calão, incitação ao ódio e a violência, calúnia, assédio e discriminação.  Caso contrário, deixar os comentários visíveis e tentar respondê-los com o maior número de informações possíveis;

g) direcionar possíveis dúvidas para os membros da ABECIN, que possam responder com clareza, no menor tempo possível;

h) possibilitar abertura e motivar sugestões e críticas, permitindo que os participantes da página explicitem suas necessidades e interesses.

i) realizar consultas periódicas para investigar temas de interesse;

j) buscar integração com outras redes sociais que contribuam para ampliação de conteúdos;

k) antes de publicar os conteúdos verificar se a informação é de fonte confiável, se os links publicados estão ativos, citar as fontes de notícias extraídas de outros sites, mencionar: data, hora, local, link. Em casos de evento, disponibilizar, se possível, folder ou cartaz do evento;

l) os conteúdos poderão ser publicados em formato de texto e/ou acompanhados de outros tipos de material (vídeos, imagens, gráficos, etc.).

 

3 INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER DISPONIBILIZADAS NA FANPAGE PARA ORIENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:

a) missão, objetivos e diretrizes da ABECIN;

b) a ABECIN reserva-se o direito de apagar mensagens que, no seu entender, atrapalhem o bom andamento das discussões na rede social em questão;

c)  não se responsabiliza por problemas decorrentes da divulgação da senha ou informações privadas/confidenciais, por parte de um usuário a terceiros;

d) não se responsabiliza por ataques de hackers que apaguem ou modifiquem o conteúdo de mensagens já postadas ou incluam novas mensagens.

 

4 TEMAS

A temática dos conteúdos disponibilizados na Fanpage deve apresentar consonância com o objetivo da ABECIN. Divulgar informações e ações realizadas pela ABECIN, tais como: concurso TCC ABECIN; pesquisas realizadas pela ABECIN; como se associar; sobre publicações da ABECIN [livros, E-Books, REBECIN].

Podem ser disponibilizados conteúdos que tenham relação com o escopo da REBECIN, sendo esses:

a) currículo e conteúdos formadores: relações entre a academia e o mercado de trabalho.

b) ética e responsabilidade social no ensino para atuação profissional;

c)  memória da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.

d) metodologias de ensino, processos pedagógicos e didática para a formação profissional;

e) competências oriundas de conteúdos formadores e à atuação no mundo do trabalho.

f)  ensino com pesquisa nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.

Também deve divulgar ações e eventos realizados pelas ABECIN, instituições e órgãos das áreas da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia.

 

5 CURADORIA DE COMUNICAÇÃO DA ABECIN

A Curadoria será composta por um grupo de voluntários que integram a ABECIN, que terá como objetivo debater, selecionar, organizar notícias, ações, promoções ou demais situações que necessitam ser planejadas, que envolvam a Fanpage. Cabe aos membros da Curadoria:

a) avaliar, editar, disponibilizar conteúdos para publicação na Fanpage;

b) selecionar conteúdos com antecedência, para publicação;

c) incentivar os coordenadores e membros da ABECIN a disponibilização de possíveis notícias que sejam de interesse;

d) desenvolver e monitorar um canal interno de comunicação ABECIN: e-mail disponibilizado aos membros da ABECIN, em especial os coordenadores regionais, enviarem notícias para divulgação;

e) ações motivadoras e de interação: disponibilizar conteúdos e fomentar a participação dos membros inscritos na página;

f) avaliar a participação dos membros inscritos na página, como, por exemplo, horários de maior visualização e conteúdos de interesse;

g) direcionar dúvidas, sugestões e críticas para os membros da ABECIN que possam resolver, em menor tempo possível;

h) realizar periodicamente 'estudo de participantes', ou seja, uma pesquisa de opinião, com o objetivo de conhecer melhor o uso das mídias sociais pelos interagentes, bem como sugestões destes para a página;

i) identificar possíveis parceiros, por exemplo: ‘Bibliotecários sem Fronteiras’; ‘De olho na CI’, entre outros, que podem estabelecer parcerias para a divulgação e possíveis fontes de informação.

Quanto à avaliação de interação na Fanpage, periodicamente os membros da Curadoria devem observar os seguintes aspectos:

a) quantas reações de engajamento, por exemplo, curtidas na página?

b) quantos novos seguidores?

c) aumento de números em relação ao mês anterior?

d) quantas pessoas realizam sugestões, críticas ou elogios?

 

Vale destacar que, a Fanpage é um espaço de comunicação da ABECIN e todos os membros possuem responsabilidade e devem ser envolvidos nas ações a serem realizadas.